Alimentar Arduino a partir de Fonte ATX

Boas pessoal, estou com umas duvidas relativamente à conecçao de um arduino e restantes componentes a uma fonte de alimentaçao ATX de um computador.
Gostaria de alimentar a partir da fonte, 3.3v,5v,12v, o meu arduino, uma ventoinha(12v), e um modulo de 4 relés(5v), gostaria de saber como conectar tudo, a minha duvida persiste nos gnd, tenho de criar um gnd comum a partir da fonte e depois posso alimentar tudo?
Se alguem me puder esclarecer e consequentemente ajudar como fazer a ligação, agradecia, é que estou um pouco confuso.

Cumps

Se for usar a mesma fonte pra tudo, o terra já será comum.

Mas estou também com duvidas na montagem do mesmo, o arduino pode ser alimentado com um plug entre 7-12V(recomendaveis), logo estava a pensar alimentar o arduino com 12v vindos da fonte, tal como a ventoinha... Mas gostaria que me dessem umas dicas na montagem disto tudo, é que estou um bocado com receio, porque não tenho 100% certeza de que estou a pensar direito.

Podes alimentar com os 12V da fonte(Cabo amarelo).A minha experiência diz me que a tensão melhor para alimentar o arduino serão 9V, pois o regulador na board não aquece tanto.No entanto usares 12V está dentro dos valores admissíveis e funciona, apenas deves notar um aquecimento mais acentuado.
Deves também colocar um fusível de cerca de 800mA ou 1A ja que as fontes de PC conseguem debitar uma amperagem significativa.Estou a olhar agora para uma e debita 14 Amperes.
Se não colocares nada de proteção ao mínimo erro que faças pra além de fumo branco podes ver algo em brasa :grin:
Como diz o ditado é mais fácil prevenir um problema do que depois resolve-lo.

Seguinte pessoal,

Aproveito o tópico para deixar a minha dúvida, que é sobre o mesmo assunto...
Tenho uma bateria de motocicleta, nas especificações dela diz q ela entrega 12V e 4A, posso ligar o arduino diretamente nesta bateria?
Preciso de algum componente a mais para ligar?

Agradeço a ajuda.

Pode sim: Arduino Playground - LeadAcidBatteryAdapter

Valeu cara,

Ja recebi aqui algumas dicas, mas o que eu gostava de saber é como conectar tudo, visto que sao coisas independentes, a ventoinha(12V), arduino e relay module(5v).. Provavelmente estou aqui a fazer uma confusão dos diabos, mas gostava que alguem me explica-se como se faz, ou a melhor maneira de o fazer, porque tambem ja vi gente a ligar o arduino a 5v a partir de uma fonte...
O problema e o seguinte, tendo a fonte de 5v,12v posso criar um ponto numa breadboard por exemplo com o gnd da fonte onde ira ligar todos os gnd do circuito, e um local com 12v para a ventoinha e arduino, e outro ponto com 5v vindos do arduino para alimentar o relay module, ou seja o gnd do relay module vai ser o gnd comum antes usado da fonte correcto?

Como antes dito o material que estou a usar é, fonte atx,arduino uno,4 relay module,Ventoinha(12v), agora qual a melhor maneira de ligar isto tudo à fonte e como? necessito se ajuda na montagem :slight_smile:

Já foi respondido. O GND é comum.

Pode alimentar o Arduino com 5V e usar um rele para acionar 12v para as ventoinhas.

Ja entendi os GND :slight_smile: Mas a questão é, como alimento tudo usando a fonte? nao queria estar a alimentar o arduino usando usb, ou outro tipo de coisa à parte, e a ventoinha usando a fonte :slight_smile: é uma questão de ser mais pratico, so que inda não sei como.
Ja agora outra coisa à parte existe como aliementar o arduino a 5v sem ser pela porta usb?

Obrigado pelas sujestões :slight_smile:

Isso sao os planos para fazer uma fonte ATX de bancada, e como alimentar o arduino a partir de uma bateria.
Secalhar eu não me estou a conseguir expressar bem ou nao estou a entender nada, ora bem, tenho uma fonte atx e montes de fios, quando carregar no botao ON da fonte, gostaria que um arduino e uma ventoinha trabalhassem, isto tudo a a partir da fonte, qual a melhor forma e como o fazer?

Cumps

Rapaz, se nem ligar uma fonte no Arduino você está sabendo fazer, acho melhor estudar um pouco de eletricidade...

Não tem segredo, é pegar os 12v e ligar na entrada de alimentação do Arduino, como o Lago mostrou acima. Mesma coisa para a ventoinha. Basta utilizar conectores apropriados para as saídas da fonte e entradas do Arduino/ventoinha.

Eu sei ligar, ja fiz isso montes de vezes :slight_smile:
Ve se entende a minha duvida, que vc com poucas palavras tirou :slight_smile: eu estava a pensar que seria necessario, criar um gnd comum e um sitio com 12v tudo vindo da fonte, e outro sitio com 5v para o relé e resto da tralha que tenho ligada. Apenas e necessario, ligar 12v para o arduino e 12V para a ventoinha, e o resto do meu circuito fica isolado, é ligar normalmente tudo vindo do arduino :slight_smile:

Cumps